CorteCloud

< ver todas as dicas de marcenaria

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e assista a transmissão ao vivo do Workshop

 

 

Modelagem 3D: 
Como otimizar o serviço
em sua marcenaria usando 

SketchUp + CorteCloud 

 

 

 

 

 

SketchUp é um programa de modelagem 3D simplificado. Por ter uma versão gratuita (você pode baixar o Sketchup Make aqui) e possuir uma interface simples, muitos marceneiros e marceneiras vêm se apropriando dessa ferramenta para otimizar seu trabalho e torná-lo mais profissional. Com ele é possível apresentar imagens 3D dos móveis para seus clientes, o que causa impacto positivo e acaba influenciando na hora de fechar um orçamento.

 

 
 
 
 
 
 
 
No entanto, apesar de teoricamente ser apresentado como um programa simples e acessível, existem algumas barreiras iniciais a serem transpostas para que o leigo consiga se apropriar dessa ferramenta e, de fato, construir com ela um projeto cujas definições sejam complexas, as medidas exatas e os encaixes, realistas. Essa complexidade garante que o projeto possa ser executado na marcenaria a partir das dimensões idealizadas no programa e para que esse projeto seja o mais próximo possível da realidade. 
 
 
 
 
 
 
 
Afinal, é essa a grande vantagem de projetar em 3D: conseguir visualizar, testar e avaliar as cores, os materiais, as medidas e proporções, os cortes, a quantidade de materiais, chapas, encaixes, ferragens, acabamentos, revestimentos, e tudo o mais que irá compor o resultado final: um móvel completo, desenhado e projetado, cortado e montado por você mesmo, em sua própria marcenaria.
 
 
E muitos devem achar que é muito difícil chegar a esse nível de complexidade. De fato, não é tão simples para quem não tem nenhuma habilidade com programas de computador, especialmente com os programas de modelagem 3D.
 
 
Existem diversos tutoriais na internet sobre como usar o programa, no próprio site do Sketchup existem materiais para iniciantes e profissionais (só que estão em inglês ¬_¬), e a internet está repleta de conteúdos básicos para que aqueles que gostam de fuçar e aprender possam dar seus passos iniciais. Ao final da matéria, indicamos alguns dos conteúdos que encontramos em português. Mas, mesmo com tudo isso, sabemos que não é simples começar a projetar em 3D.
 
 
Foi então que nos deparamos com o CorteCloud. Pesquisando na internet sobre facilidades para marcenaria, encontramos esse plugin para o Sketchup.
 
Plugin (fala-se pluguím, e do inglês, quer dizer plugar, conectar, ligar) é uma ferramenta desenvolvida especialmente para melhorar um determinado programa e que, ao ser instalada, irá agregar novas funcionalidades e facilidades. O Corte Cloud é um plugin gratuito, após instalar o Skechup, você deve baixar e instalar o CorteCloud para começar a usar. 
 
 
 
 
 
 
Para você que não tem intimidade com o computador mas que achou o serviço muito interessante, uma alternativa bem simples do CorteCloud é a possibilidade de usar o serviço online via computador ou celular, para pedir orçamentos e enviar pedidos para a revenda de sua preferência, sem passar por toda essa história de 3D: 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agora, se você não desiste fácil e está afim de usar o recurso 3D e ganhar um diferencial para sua marcenaria, vamos lá!
 
 
1) Clique aqui para baixar o SketchUp e instale em seu computador
 
 
 
 
Legal, mas eu não sei usar nem SketchUp e nem CorteCloud, qual a vantagem para mim? 
 
 
A vantagem é que o CorteCloud faz exatamente todo o trabalho complexo que você demoraria para aprender no SketchUp: ele disponibiliza bibliotecas gratuitas de móveis modulares e personalizáveis, por tipo: cozinha, quarto, sala, banheiro etc. Isso é, você pode selecionar, por exemplo, um objeto já pronto, como um armário e modificá-lo (de uma maneira bem simples) até chegar no projeto que você deseja executar em sua marcenaria. 
 
 
 
Você vai modificando o móvel, adicionando nichos, quantidade de portas, quantidade de gaveteiros. Também é possível aplicar acabamentos, tipos diferentes de ferragens, aumentar e diminuir os vãos e tamanhos de uma maneira bem simples. Mas sabe o que mais? Esses materiais que você irá aplicar são materiais reais. O CorteCloud possui bibliotecas atualizadas de materiais dos principais fornecedores de materiais para marcenaria, desde fitas de borda, fórmica, MDFs, MDPs, revestimentos, corrediças de gavetas, dobradiças e muito mais. 
 
 
 
 
E quais as possibilidades ao usar o CorteCloud? 
 
  1. Você não precisa começar do zero a modelagem 3d, basta selecionar os módulos pré-existentes dentro da biblioteca do CorteCloud, por tipo: cozinha, quarto, banheiro etc [gratuito]
  2. Escolha o módulo inicial e comece a modificá-lo, adicionando portas, nichos, esticando, diminuindo, até chegar ao desenho que você deseja [gratuito]
  3. Aplique os acabamentos, detalhes, ferragens e todos os materiais que você vai querer usar de maneira simples [gratuito]
  4. Gere imagens 3D dos seus projetos de móveis para mostrar a seus clientes [gratuito]
  5. Adicione criatividade aos seus projetos: a biblioteca de materiais disponível no plugin é real e atualizada, inclusive com lançamentos dos principais fornecedores de matéria prima para marcenaria [gratuito]
  6. Para mandar cortar em uma central de corte: o programa gera e envia uma lista completa com os materiais e serviços para a revenda, incluindo fitas, ferragens, tamanho das peças, cortes, fitagem e furação automatizados, desde que estejam disponíveis na revenda mais próxima de você [gratuito]
  7. Para produzir em sua própria marcenaria: gere um plano de corte detalhado com o aproveitamento da chapa, medidas exatas e quantidades de material [pago]
  8. Gere um orçamento detalhado com o valor total do material e da produção (corte, fitagem e e furação a serem realizados na central de corte) das peças que você desenhou, envie para a revenda e aguarde a aprovação do orçamento para autorizar a produção — para isso é necessário estar cadastrado na revenda que usa CorteCloud mais próxima de você [gratuito]
  9. Gere um orçamento com valores reais e detalhados dos materiais e faça o corte e a montagem em sua própria marcenaria [gratuito] 

 

 

 

 
 
 
 
Uma vez que você aprenda a usar o CorteCloud e consiga executar seu móvel da maneira que você quer, aplicando no projeto 3D todas as especificações do seu produto, você pode gerar uma lista completa de todos os materiais que compõem esse móvel e enviar essa lista de materiais para a revenda mais próxima de você. Isso mesmo, com o CorteCloud você gera uma lista de materiais como: quantidade exata de chapas cortadas, com medidas exatas, espessuras, tipos de materiais, furação com o lugar onde vai entrar a ferragem, todas as ferragens, quantidades de fitas e todos os outros detalhes que você tiver escolhido. Você também consegue ver gratuitamente um plano de sobras de chapas. Para ver o plano de corte e usá-lo em sua marcenaria, é necessário comprar créditos no programa.
 
 
Para usar os recursos, você deve se cadastrar juntamente à uma revenda que também utilize o serviço do CorteCloud.
 
 
Dessa forma, seu trabalho vai ganhar muito mais agilidade, você vai economizar tempo e dinheiro, sabendo exatamente tudo o que precisa, e sem gerar desperdício de material. Legal né?
 
 
 
 
 
 
E para você que faz o serviço de fitagem em sua própria marcenaria e ainda não conhece nossas ferramentas, assista ao vídeo que o pessoal fez sobre elas e veja como são simples e práticas: 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Nossas ferramentas são portáteis, econômicas, simples e acessíveis e aplicam cola de contato em diversas espessuras de topo e fitas, em posições diversas, em peças curvas, paineis, peças angulares e irão revolucionar o trabalho com fitas de borda em sua marcenaria, sem ocupar espaço e economizando energia.
 
Assista a outros vídeos em nossa página >>> https://www.maqanbi.com.br/pagina/videos.html
 
 
 
 
 
 
 
E, como prometido, aí vão alguns links de conteúdo em português (!!!) para você fuçar e começar a aprender a usar o SketchUp e o CorteCloud e ficar craque em 3D: 
 
 
 
Central de ajuda do CorteCloud com tutoriais de Sketchup também: 
 
https://ajudacortecloud.wordpress.com/
https://www.youtube.com/channel/UCvsgebZ57t9GDO0wquUCX9w/videos
 
 
 
Vídeos no Youtube
 
 
 
 
Outros conteúdos na internet:
 
 
 
 
 
 
-----
 
 
 
 
Por hora, é isso, amigos e amigas!
Você gostou dessa dica de marcenaria? 
 
 
 
Nossas dicas são postadas em nossa página do Facebook e enviadas por email.
CURTA nossa página, ASSINE nossa newsletter e fique ligado!

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre a loja

Conheça as Coladeiras de borda manuais e portáteis da Maqanbi! Desenvolvemos soluções e ferramentas que facilitam o dia-a-dia do marceneiro. Produto nacional e patenteado pelo INPI.

Social
Pague com
  • PagHiper
Selos

Maqanbi Comercio de ferramentas e acessorios LTDA - CNPJ: 38.797.262/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2020

a